Wednesday, February 7, 2007

Dicas para os amigos analistas




Segue abaixo algumas dicas para voce amigo, que trabalha com prazos, clientes, insatisfação,nervosismo e afins...


Este email foi feito com o intuito de ajudar futuros analistas, em implantações no cliente.

Caso seu cronograma esteja apertado, não esta entregando as coisas no prazo, o cliente já esta ficando nervoso, eis algumas dicas para parecer que esta trabalhando serio, enquanto a equipe(??) de desenvolvimento não entrega as implementações.

1-Minta. SEMPRE.Principalmente quando o cliente pergunta como esta indo. Exemplo:

Cliente:-- E então como estamos indo, avançando ?

Você(Analista):Sim, já modificamos algumas das implementações mas infelizmente estamos tendo dificuldades para mudar o banco de dados e enquadrar algumas mudanças,vocês realmente são únicos, nessa forma de trabalhar, você sabe e complicado né( e uma piscadela simpática pra fechar).

2-Faça cara de quem esta trabalhando seriamente:Abra o Word, excel (ao mesmo tempo) e escreva varias coisas , coloque print screen das telas,tenha uma calculadora ao lado(claro que tem que ter sentido o uso da mesma ne), e faca observações ( mesmo sabendo que não vai servir pra nada depois)

3-Use óculos, óculos aparenta um semblante austero

4-Abra o SSH, pegue algum arquivo, de preferência um bem gigante e complexo e abra no textpad, e comece analisar minuciosamente o código do programa (essa realmente imprenssiona o cliente ). Como por exemplo o super código abaixo que nem foi feito nos princípios da POG(programação orientada a gambiarra)

print "\n\n ALTERA AS TARIFAS: if (($total_alt_tarifas <>
";

if (($total_alt_tarifas < color="red">EU não entendi esse IF, nunca vai ser menor que 0 a alteração)

print "\n\n AUHAU - NAO VAI ALTERAR
"; ( belo print )

5- Depois de ter analisado minuciosamente o código ,comece a copiar o código , e escrever códigos sem noção, OBVIO que você não vai fazer nada com esse arquivo, então mande brasa de asas a sua imaginação .

6-Repita os mesmos testes diversas vezes( vai que já esta funcionando e você nem percebeu)

7- Faca alguma pergunta pro cliente, do tipo:Mas usando dessa forma, por que a empresa bla bla bla ? E quando ele responder faca cara de interesse e que realmente ele tirou alguma GRANDE duvida sua, e que agora sim você vai trabalhar melhor.

8-Arrume alguns bugzinhos , do tipo tradução, mudar a cor de alguma fonte,colocar um campo colorido , essas pequenas coisas que você vai demorar ao menos 30 min para fazer

9-Não fique no MSN ou gtalk ou qualquer outra ferramenta de comunicação via internet,

10-Finja que colocou o código que você estava mexendo no sistema, e fale DROGA!!! Para parecer que você tentou mas ainda não deu certo, você vai precisar mexer mais no código.

11-Abra o dbextra e fique analisando um tkt , mude algumas coisas e veja o tkt mudando (realmente FUNCIONA)

12-Faca cara de preocupada, não fique toda (o) sorridente , serelepe , isso causa ma impressão.

13- Perca tempo fazendo um texto ridículo como esse.

14-Fuce os arquivos de tabela de apoio so HOJE eu já descobri umas 5 variaveis nova e tem gente que toma xingao depois por não ter adivinhado que elas existim

15- Mande este texto para seus colegas de trabalho, mas so para aqueles que você sabe que não vão dedurar para o seu chefe .

16-Pense em todos os xingos que você vai levar caso alguma FEDAZUNHA mostre para o seu chefe

17-De tempos em tempos fale com o cliente nosso ta dando trabalho pra equipe la viu. Ta fácil não

18-Reze para o tempo andar mais rápido, e a hora de almoço chegar.

19-Se faca de vitima SEMPRE, ( a equipe não terminou de desenvolver, os desenvolvedores não entenderam o que eu expliquei etc ...)algumas vezes admita a culpa porem em coisas simples e menores, pois você não vai querer um cliente bufando no seu cangote de raiva ne.

20-Se vista adequadamente, porem com roupas que valorizem sua beleza natural, isso ajuda muito na hora que o cliente esta com raiva. Ele pensa, ela e ruim de serviço mas ate que e bunitinha né

21-Essas medidas só devem ser utilizadas em situações de atraso,e insatisfação aparente do cliente.Saiba usar e aproveitar cada uma dessas dicas em suas devidas situações



22-E no mais BOA SORTE!!!deus ajuda quem cedo madruga, quem tem olho em terra de cego e rei, nem tudo que reluz e ouro, mais vale um pássaro na mão do que dois voando,cavalo dado não se olha os dentes,água mole em pedra dura tanto bate ate que fura,pimenta nos olhos dos outros e refresco,quem fala demais da bom dia a cavalo....

1 comment:

Loius said...

Obrigado pelas dicas, aplica-las-ei sempre que possível.

Lulu, tem carnaval aí no Congo? Se vc quiser posso gravar uma fita dos desfiles de escolas de samba. Tem vídeo cassete aí no Congo?

Abraços engraçadinhos...